O Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul realizou mais uma importante fiscalização, na noite desta segunda-feira (30/03), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Coronel Antonino.
Durante a visita, os representantes do Sinmed-MS vistoriaram as instalações, conversaram com o corpo clínico e demais profissionais da saúde. Foi constatado que a Unidade está se organizando para a admissão de pacientes suspeitos de contrair o novo coronavírus. Existem duas alas, a ala dos sintomáticos respiratórios e a ala dos não sintomáticos respiratórios, essa medida evita misturar pacientes suspeitos com pacientes que apresentam outros problemas de saúde, evitando e minimizando o risco de contágio.
Apesar de ainda existir máscara N-95 na unidade, ela está sendo usada apenas para o profissional que realiza a entubação orotraqueal, para os demais atendimentos estão sendo utilizadas as máscaras cirúrgicas comum, sendo que há necessidade de se entender o uso de máscaras N-95 ou PFF2 para os profissionais que atendem pacientes sintomáticos respiratórios.
A categoria reivindica que a prefeitura providencie o treinamento para entubação orotraquial, paramentação e desparamentação e lavagem das mãos, solicita também mais kits de proteção.
O sindicato está em alerta, 24 horas, para manter a segurança de toda a categoria. Pedimos que os médicos que estejam lidando com os casos de Covid-19, nos informe sobre as demandas pessoais, condições de trabalho, falta de insumos e nos dê sugestões para que juntos possamos vencer essa batalha. Contamos com vocês.