A saúde e a justiça a serviço da dignidade será tema do ciclo de palestras em Biodireito organizado pela Comissão de Biodireito da OAB/MS. Com a recente medida do governo federal em autorizar a internação compulsório e o aumento da judicialização da saúde, o evento pretende unificar as visões de médicos, advogados e pacientes sobre as questões.
“As normas éticas e jurídicas que devem ser manejadas para respeitar a autonomia do paciente, além da segurança jurídica para que os médicos possam trabalhar, estão em constante mudanças e evoluções e a discussão podem evitar desinformação”, avalia a coordenadora científica do evento, advogada Giovanna Trad.
“O público leigo também pode participar para entender na prática como fazer para que seus desejos relacionados aos tratamentos de saúde sejam respeitados”, explica Giovanna.
As palestras serão realizadas no dia 26 de junho, a partir das 8h30, com a história de quem passou por transplante de doação de medula óssea, o professor Carlos Alberto Rezende, presidente do Instituto Sangue Bom.
A médica reumatologista Fabiana Aguiar fala sobre cuidados paliativos e Giovanna Trad palestra sobre o tema “Testamento Vital, o que advogados e médicos precisam saber”.
O suicídio de profissionais da saúde e também da advocacia será tratado pelo psicólogo Tiago Salsa Corrêa, e em seguida a internação compulsória, com o psiquiatra Kleber Meneghel e o advogado criminalista José Trad.
As inscrições são gratuitas e devem ser confirmadas no site da Escola Superior de Advocacia, www.esams.org.br . Haverá emissão de certificados.