Entidades se unem contra administração da EBSERH

Em outubro de 2014 a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) assumiu a administração do Complexo Hospital de Clínicas (CHC), que inclui o Hospital de Clínicas (HC) e a Maternidade Victor Ferreira do Amaral, e desde então houve uma significativa queda na qualidade do serviço oferecido nestes estabelecimentos.

Com o intuito de denunciar esses problemas e reforçar a luta contra a EBSERH, diversas entidades uniram forças para construir um dossiê sobre a implementação da Empresa na UFPR. O objetivo é coletar dados, documentos e denúncias sobre quais foram os problemas tidos com a gestão. O estudo está sendo encampado pela Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR-SSind), pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná (SINDITEST-PR), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e pelo Sindicato dos Médicos do Estado do Paraná (SIMEPAR).
Durante reunião, realizada no último dia 16, foram definidos alguns eixos de estudo para a construção do documento: condições de trabalho, eixo das relações de trabalho e efeitos da administração na qualidade do ensino, pesquisa e extensão.

Quanto à gestão propriamente dita, as categorias analisarão como está sendo o processo de licitações, a transparência dos dados, a questão regimental e as decisões do conselho de administração.

Darley Rugeri Wollmann Junior, Tesoureiro do SIMEPAR e médico clínico do HC, é um dos profissionais que sentem diretamente os efeitos da gestão da EBSERH e afirma que o Sindicato se empenhará para contribuir com a construção do dossiê. A fim de identificar a relação dos usuários com o HC, a Secretária Geral do SIMEPAR, Claudia Paola Carrasco Aguilar elaborou o seguinte questionário: https://pt.surveymonkey.com/r/TB7H2B9

As entidades se reunirão novamente no dia 13/04, às 16h.