O evento também foi marcado por declamações de poesias e cordéis, feitas pela irmã de Caires, Creusa Meira, o poeta e funcionário do Sindimed, Alberto Lima e a professora, Marilene Pereira (Mari Kota). O médico sindicalizado que ganhou um carro 0 km no sorteio anual foi André Luciano Andrade.
Em seu discurso, o presidente do Sindimed, Francisco Magalhães destacou o perfil de enfrentamento do sindicato e o trabalho feito pelo ex-presidente José Caires. Além disso, o presidente falou sobre o ataque dos governos estadual e federal nos últimos meses, aos médicos brasileiros, referindo-se a implantação do Programa Mais Médicos. “Estamos sendo vistos de forma errônea lá fora por culpa dos governos estadual e federal. Mas nós vamos mostrar o valor do médico brasileiro, que é, sem dúvida, um dos melhores do mundo”, disse o presidente.
Sobre a construção da nova sede, Magalhães ressalta que esta é a fase inicial do projeto, que planeja uma sede ainda mais acolhedora para os médicos e para a população. “Esta casa é uma trincheira de luta dos médicos”, destaca.
Nos discursos das personalidades do movimento médico e de saúde que se pronunciaram na solenidade, foi unânime a homenagem à Caires. A presidente do SindSaúde e esposa do ex-presidente, falecido em janeiro de 2012, Inalba Fontenelle, em seu discurso emocionado, agradeceu a justa homenagem e parabenizou o Sindimed pela nova sede, para ela, mais uma vitória do sindicato. "Esta sede é uma grande realização do Sindimed, que estará sempre em construção", disse.
A filha de Caires, Amanda Fontenelle Caires Meira, disse que seu sentimento era de realização com a construção da nova sede e também com a homenagem ao seu pai. "Fico emocionada por tudo que aconteceu neste lugar e pelo que ainda acontecerá", disse.
O presidente do da Associação Baiana de Medicina, Antônio Carlos Vieira Lopes, falou da importãncia de fazer uma reestruturação na sede do Sindicato. " Essa é uma demostração de crescimento de uma entidade que tem lutado muito pela categoria médica. Representa o cresimento e a renovação da luta", resaltou.