A expectativa é que essa maior acessibilidade estimule a especialização de estudantes e recém-formados de diversas regiões brasileiras e, assim, promova a qualificação profissional por todo o País. Em 2013, pouco menos de 50% dos inscritos no processo seletivo eram de fora do Estado de São Paulo. “Essa interação com diferentes realidades do exercício da profissão estimula a construção do conhecimento e enriquece o aprendizado de todos ao longo dos cursos. Após a conclusão da residência, esses profissionais poderão retornar aos seus locais de origem e levar consigo essa capacitação”, explica Roberto Padilha, Diretor de Ensino do IEP/HSL.
Os candidatos que passarem na primeira fase do processo seletivo farão a segunda fase obrigatoriamente no Hospital Sírio-Libanês.
O IEP/HSL oferece residência médica (anestesiologia, radiologia, radioterapia, mastologia, medicina intensiva, cardiologia, endoscopia e cancerologia), residência multiprofissional (cuidado ao paciente crítico e cuidado ao paciente oncológico) e residência em área profissional da saúde (enfermagem clínico-cirúrgica). Os programas estão abertos a médicos, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e psicólogos para o aprimoramento em área específica ou multiprofissional.
Segurança e confiabilidade – A descentralização da primeira fase do processo seletivo para o programa de residência será possível graças ao acordo de colaboração com instituições internacionais reconhecidas em processos de avaliação médica. No sistema proposto, a prova é realizada via web. O inscrito pode optar por usar o próprio computador (com valor de inscrição menor), ou utilizar o equipamento da instituição onde estiver inscrito. Nas duas opções, o sistema da prova bloqueia qualquer outra atividade da máquina e restringe o acesso ao conteúdo da prova.
Reconhecimento em residência – Os programas de residência do IEP/HSL são reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica e pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde, ambas vinculadas aos Ministérios da Educação e Saúde. Outros diferenciais oferecidos são a oferta de programas ministrados por docentes altamente capacitados, a infraestrutura de ensino com elevada incorporação tecnológica, as metodologias de ensino-aprendizagem inovadoras e a oferta de campo de práticas constituída de instituições de saúde de reconhecida excelência.
Cursos de residência 2014
Data: inscrições até 27 de novembro de 2013
Informações e inscrições: http://residenciasiriolibanes.com.br/1/