Promovido pelo Conselho Federal de Medicina, Federação Nacional de Medicina e Associação Nacional Médica, a Reunião Ampliada da Comissão Nacional de Saúde Suplementar pretende avaliar os resultados da paralisação realizada no dia sete de abril. Será feito um balanço do movimento nos Estados e propostas de negociação com os planos de saúde também vão ser decididas no encontro, que definirá ainda, o novo cronograma das futuras ações a serem realizadas.
Já a Reunião Ampliada, convocada pela Comissão Pró-SUS, e que acontece no dia cinco, tem por objetivo debater uma pauta conjunta de ação para discutir a situação dos médicos da rede pública. Pois, em todo país crescem as mobilizações locais de médicos do Sistema único de Saúde, que reivindicam remuneração justa, condições de trabalho adequadas e atendimento digno à população.
Para o presidente do SinMed-MS, Marco Antônio Leite, é importante a categoria estar unida e atenta a estas discussões, pois elas definirão as próximas ações a serem tomadas em prol da classe médica. “Quanto mais unidos estivermos, mais êxito teremos em nossas negociações. Está na hora de reverteremos a situação da saúde no Estado e em todos país, mas para isso a união é fundamental”, comenta o presidente.